Perguntas e Respostas mais frequentes:

Sindicato

1- O que é um sindicato?

O sindicato é uma associação que reúne pessoas de um mesmo segmento econômico ou trabalhista.O fundamento legal e amparo jurídico estão na Constituição Federal, nos artigos 7º, XXVI, 8º a 11º e 37º, VI e VII, e na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), artigos 511 e seguinte.

Sua atuação é centrada nas questões de interesse de uma classe profissional, propondo e defendendo a categoria em assuntos de defesa da classe, formação profissional, mercado de trabalho, convênio, credenciamentos, entre outros.

2- Qual é a atuação do Sindicato dos Odontologistas do Estado de São Paulo?

Fundado em 11 de março de 1937, o Sindicato dos Odontologistas do Estado de São Paulo (SOESP) é uma entidade que representa o interesse da classe odontológica, propondo e defendendo a categoria em assuntos relacionados à defesa da classe, formação profissional e mercado de trabalho. A entidade representa hoje 70 mil cirurgiões-dentistas em todo o Estado de São Paulo.

3- Quais foram as conquistas obtidas pelo SOESP para a classe odontológica?

O SOESP obteve diversas conquistas para os cirurgiões-dentistas no decorrer de mais de 70 anos. Entre elas, estão:

Aposentadoria aos 25 anos de contribuição para todos os cirurgiões-dentistas do SOESP, determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF);
Equiparação salarial entre os cirurgiões-dentistas e médicos em 206 cidades do Estado de São Paulo;
Assessoria Contábil;
Valor da anuidade do CROSP em R$ 98,55, por determinação judicial.

Nos divulgue!