Segunda, 25 Maio 2015

 

Em que pese a brilhante função do CROSP de representar a comunidade, bem como da função científica, social e associativa da ACDC, é de conhecimento dos cirurgiões dentistas a ausência da devida atuação e cumprimento dos deveres conferidos.

Recentemente, em contato com o executivo municipal de Campinas, tomamos o conhecimento da intervenção do Dr. Rielson José Alves Cardoso, diretor da região administrativa de Campinas do CROSP e conselheiro da ACDC, bem como do Dr. Nilden Carlos Alves Cardoso, Presidente da Comissão Tomada de Contas do CROSP e tesoureiro da ACDC na negociação iniciada e bem encaminhada pelo Sindicato dos Odontologistas do Estado de São Paulo – SOESP desde o ano de 2010 para equiparação salarial no Município.

O procedimento negocial em fase final e consensual da Prefeitura de Campinas, na pessoa do Prefeito Dr. Jonas Donizetti, que sempre nos recepcionou  dando a melhor atenção ao pleito que o SOESP, perpetrou no sentido de equiparar o Piso da Categoria dos Cirurgiões Dentistas.

Ante a falta de conhecimento e legitimidade do CROSP e ACDC, o pleito foi indeferido pelo executivo. Frisa-se, a negativa do pleito se deu em razão da incompetência absoluta instituída por lei, bem como, da ausência de técnica procedimental para realização do ato.

Ocorre clarividente não ser de competência do CROSP intervir nas negociações salariais de trabalhador.

“A função social do sindicato é ser a voz da categoria nas negociações entre empresa e empregado. Um papel de extrema relevância para atenuar a diferença de poder entre o lado mais forte e o mais fraco. Essa relação sempre será de conflitos porque são interesses antagônicos. Com os sindicatos, o poder dos trabalhadores aumenta e assim deixa a discussão pelos direitos em pé de igualdade.” É o que afirma a desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho de Campinas (TRT-15), Ana Paula Pellegrina Lockmann.

Assim, é preciso afastar a compreensão de que os conselhos profissionais existem para defender interesses de seus integrantes, o que não corresponde ao papel institucional que lhes foi atribuído pelo Estado.

Os conselhos profissionais não são entidades sindicais que representam e defendem os cirurgiões dentistas perante a sociedade, e sim autarquia federal responsável pela fiscalização profissional e os interesses de nossos pacientes.

Salientamos a disponibilidade do SOESP em receber o apoio do CROSP e ACDC no pleito sindical da categoria, qual seja, a equiparação salarial. Todavia, com a cortesia de estilo, continuamos de portas abertas a recebê-los para juntos alcançarmos os anseios trabalhistas dos cirurgiões dentistas.

Odontologistas Campinenses, em que pese haver ocorrido a infeliz intervenção aduzida, continuamos na luta pela Equiparação Salarial no município. O Presidente do SOESP, Dr. Pedro Petrere, em 13/05/2015 esteve em reunião na prefeitura, iniciando nova negociação.

Aproveitamos a oportunidade, para em forma de apelo, solicitar a todos os membros da Comissão de Equiparação Salarial formada pelo SOESP, que se mantenham firmes neste propósito.

Nosso compromisso com os odontologistas de Campinas se mantém o mesmo daquele firmado em nossa primeira reunião na Delegacia Sindical Regional de Campinas no ano de 2010.

Registre-se colegas, é dever constitucional do SOESP defender a categoria, esta é a sua casa de LUTA!

SOESP

Nos divulgue!