Quarta, 04 Fevereiro 2015

 

SOESP repudia medida imposta pelo Prefeito de São Paulo quanto ao racionamento de água em Escolas Públicas

O Sindicato dos Odontologistas do Estado de São Paulo (SOESP), tomou conhecimento hoje, 4 de fevereiro, que Escolas Públicas do Município de São Paulo vetam até escova de dente para economizar água. A medida foi tomada em razão da Ordem Interna nº1/2015 publicada pelo Prefeito Fernando Haddad (PT) no Diário Oficial da Cidade em 14/01/2015.

Com isso, manifestamos pleno repúdio às medidas extremas imposta pelo Prefeito de São Paulo, quanto à proibição para higienização bucal das crianças nas Escolas Públicas do Município.

Em meio à crise hídrica, entendemos a necessidade do racionamento, no entanto proibir a escovação dental das crianças é medida contrária aos preceitos básicos de saúde pública.

Para o Presidente do SOESP, o Cirurgião Dentista Dr. Pedro Petrere, esta medida vai contra os preceitos da saúde pública, já que proibir os alunos de escovar os dentes pode causar cáries e inúmeras complicações bucais, como infecções e problemas em longo prazo.

O SOESP entende que as crianças de nossa cidade não podem pagar por um descuido das autoridades. É inadmissível proibir que os alunos escovem os dentes.

Tendo em vista a necessidade de racionamento hídrico, o uso de canecas ou copinhos para usar o mínimo necessário de água para se escovar os dentes é o suficiente para cumprir as decisões da SABESP sem deixar de observar as políticas públicas de saúde coletiva. Medida que o SOESP apóia e incentiva.

SOESP

Nos divulgue!